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Nova licitação para realização das obras acabou "fracassada" FOTO: GOVERNO DE SANTA CATARINA |
As obras de construção de duas novas áreas de escapes na SC-418, no trecho da Serra Dona Francisca, tiveram um novo revés, apesar disso, podem começar em breve. Isso porque a última licitação, ocorrida agora em dezembro último, onde apenas uma empresa apresentou proposta e suas documentações, acabou não sendo homologada. Em edital publicado no último dia 10 de janeiro, no Diário Oficial de Santa Catarina, o Governo do Estado publicou edital classificando o processo licitatório como “concorrência fracassada”.
Segundo o documento a não aprovação da empresa se deu por que a mesma não atendia especificações do edital. As últimas informações divulgadas a respeito da situação apontam que a empresa ainda pode se adequar ao edital e realizar a obra, é o que vem sendo tentado para que enfim as obras possam começar.
As obras têm previsão de duração de 12 meses e já estão sendo discutidas e tentadas desde um acidente ocorrido em janeiro de 2024 envolvendo uma carreta que transportava carga química, que vazou e chegou ao rio Cubatão, principal fonte de abastecimento de Joinville, maior cidade de Santa Catarina. Inclusive, no próximo dia 29 o acidente completará um ano.
A serra Dona Francisca e a SC-418, que liga São Bento do Sul a Joinville, é um importante corredor de exportação da produção industrial e agrícola vias portos de São Francisco do Sul e Itapoá, em Santa Catarina, e também com o porto de Paranaguá, no Paraná. Recentemente obras de melhoria na malha asfáltica da rodovia SC-418, que estava repleta de buracos, começaram a acontecer.
A assessoria de imprensa do deputado federal Zé Trovão (PL), do deputado estadual Maurício Peixer (PL) e a assessoria de imprensa do prefeito de São Bento do Sul Antônio Tomazini (PL), entraram em contato com nossa reportagem enfatizando sobre apelos feitos diretamente ao governador Jorginho Melo (PL), no sentido de melhorar as condições de trafegabilidade na rodovia. Enfim, as obras, que começaram nas últimas semanas, seguem avançando e ocorrendo.
Sobre áreas de escape
O edital de licitação que acabou fracassado, prevê a construção de duas áreas de escapes em curvas próximo ao mirante da serra Dona Francisca. Uma na afamada “primeira curva”, que já tirou a vida de muitos motoristas, e outra área de escape mais abaixo. Além disso, cerca de 2 quilômetros da rodovia SC-418, no referido trecho entre as áreas de escapes, deverão sofrer alterações e melhorias. As obras estão orçadas em pouco mais de R$ 35 milhões.
No entanto, não são apenas duas áreas de escape que o Governo de Santa Catarina vem pensando para a SC-418. O projeto inicial, que prevê a construção de quatro áreas de escapes e construção de terceiras faixas e muitas outras melhorias, acabou sendo dividido em duas etapas para que saíssem o quanto antes do papel e começassem a acontecer.
Neste contexto, ainda é importante lembrar que em julho de 2024, uma primeira tentativa de licitação do projeto já dividido em duas áreas de escapes, acabou deserta, isto é, nenhuma empresa manifestou interesse em realizar a obra. A primeira licitação oferecia pouco mais de R$ 34 milhões, já na licitação de dezembro, onde apenas uma empresa participou, o valor foi acrescido em pouco mais de R$ 1 milhão.
Problema antigo
A situação na rodovia SC-418 e o trecho da serra Dona Francisca já vem sendo amplamente discutida e repercutida há muitos e muitos anos. Acidentes que chocaram o Brasil e o mundo ocorreram na serra Dona Francisca, inclusive um dos maiores acidentes com veículos terrestres do país, onde um ônibus sem freios desceu uma ribanceira de mais de 100 metros matando 51 pessoas que estavam dentro do veículo, incluindo crianças e idosos.
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Acidente ocorrido em janeiro de 2024 causou derramamento de acido sulfônico no rio Cubatão deixando grande quantidade de espuma branca FOTO: Prefeitura de Joinville |
Em 2024 a cena que ocorreu na serra Dona Francisca e que rodou o Brasil foram as imagens do rio Cubatão repleto de uma espuma branca, devido ao acidente com a carreta que transportava produto para fabricação de detergentes. Inclusive as cachoeiras da serra ficaram na mesma situação. Houve correria de pessoas em supermercados, em busca de água potável e mais de 80% de Joinville ficou sem água. O abastecimento foi cortado por conta de risco de contaminação, onde dias depois, o sistema voltou a se normalizar.
Lideranças políticas da região de diversos partidos, municípios e épocas também já tentaram unir esforços realizando eventos regionais com presença de Secretários de Estados além de outras lideranças políticas. Houve até campanha em rede de televisão, encabeçada pelas Associações Empresariais de região com apoio da classe política. Apesar disso, de concreto, até os dias atuais, nenhuma obra de melhoria de maior relevância ocorreu em toda a extensão da SC-418, tão pouco no trecho da serra Dona Francisca, que apesar de sua beleza assusta pelos seus perigos que se materializam em tragédias que continuam a marcar épocas.