![]() |
Deputado Zé Trovão (PL-SC) é o autor do projeto FOTO: Bruna Spada - Câmara dos Deputados |
Depois da polêmica que se formou no Brasil, após vim à tona que a seleção brasileira de futebol iria utilizar uma camisa de cor vermelha, na Copa do Mundo de 2027, o deputado federal Zé Trovão (PL-SC) apresentou projeto que obriga o uso das coras da bandeira nacional (verde, amarelo, azul e branco), em representações oficiais do Brasil, tanto no país quanto no exterior.
De acordo com o texto, as cores azul, amarelo, verde e branco, deverão ser utilizadas em uniformes, identidade visual, materiais institucionais e promocionais de delegações esportivas, organizações da sociedade civil, missões diplomáticas e consulares, além de delegações científicas, culturais e tecnológicas, que atuem no Poder Público.
O deputado argumenta que o objetivo do projeto é promover o orgulho e o sentimento de pertencimento entre os brasileiros. "Essa medida contribui para a valorização da imagem do Brasil no exterior. A presença constante das cores nacionais transmite uma mensagem clara de unidade, compromisso com os valores nacionais e respeito à nossa história", disse ele.
A proposta prevê sanções incluindo advertência, suspensão de repasses públicos e o impedimento de representar o Brasil por até dois anos, caso haja descumprimento da medida. O projeto segue para análise das comissões da Câmara dos Deputados e caso aprovado, o Poder Executivo terá 90 dias para regulamentar a lei e definir padrões mínimos para o uso da identidade visual e das cores.
Relembre o caso
Nos últimos dias rumores alimentados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apontavam para a possibilidade da seleção brasileira trocar a camisa reserva, tradicionalmente na cor azul, por uma camisa totalmente vermelha. O rumor alimentou uma grande polêmica que ser formou acerca do assunto. Após o caso repercutir, ainda mais depois da apresentação de uma camisa em cor vermelha, da seleção, a CBF voltou atrás e comunicou em seu site que as cores padrões serão mantidas.