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Obras tiveram início no último dia 23 com medições ao longo do trecho da serra Dona Francisca FOTO: Governo de Santa Catarina |
O Governo de Santa Catarina divulgou nos últimos dias que tiveram início os trabalhos para a construção de duas áreas de escapes, na rodovia SC-418, no trecho da Serra Dona Francisca. Os trabalhos tiveram início no último dia 23 quando técnicos da empresa vencedora da licitação, orçada em R$ 35 milhões, estiveram fazendo medições ao longo do trecho da serra.
O próximo passo, conforme o Governo de Santa Catarina, é a construção do canteiro de obras, seguido da terraplanagem e a construção dos muros de contenção da encosta. A previsão é que as obras que consistem na construção de duas áreas de escapes próximas ao antigo mirante da serra, locais com altos índices de acidentes, principalmente com carretas que descem o trecho carregadas. Um dos dispositivos será construído na afamada "primeira curva", no KM 15,3 e o outro logo mais abaixo, no KM 17,4. A empresa vencedora da licitação deve terminar as obras até abril de 2026, conforme o contrato.
O Governo de Santa Catarina também divulgou que desde 2023 a atual gestão vem implantando uma série de melhorias na Serra Dona Francisca, entre elas a implantação de defensas metálicas, reconstrução de aterro de proteção de curva e aterro laterais das pistas, bem como pinturas de faixas, construção de travessia elevadas no pé da serra, placas de sonorização, linhas de estímulo de redução de velocidade, manutenção de placas de sinalização além de outras várias ações como a implantação de tachas refletivas. O Governo de Santa Catarina também informou que as obras de construção das duas áreas de escapes na serra Dona Francisca, integram um pacote de ações do Governo do Estado, via programa Estrada Boa, que prevê mais de R$ 3,5 bilhões de investimentos nas estradas catarinense.
Demanda antiga
É importante citar ainda que o as melhorias no trecho da Serra Dona Francisca são uma demanda muito antiga. O caos, quanto a rodovia SC-418, principalmente quanto ao trecho da serra, se estabeleceu no início do ano de 2024, após um acidente com uma carreta carregada com produtos químicos. A carga vazou para o rio Cubatão, principal fonte de abastecimento de Joinville, maior cidade de Santa Catarina. Houve desabastecimento e caos. Poucas semanas depois do acidente o Governo de Santa Catarina anunciou a construção das duas áreas de escape, porém, duas tentativas de licitações foram fracassadas, o que contribuiu para o atraso no início das obras.