São Bento do Sul passará a contar com um serviço de referência no atendimento às pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). As crianças e adolescentes do município com TEA agora serão atendidas em um único e completo espaço, com terapias individuais e em grupo para o seu pleno desenvolvimento e inclusão social.
A Prefeitura anunciou que o espaço atualmente conhecido como “Centro de Autismo” passará a operar em um novo modelo, agora denominado CAT TEA – Centro de Atendimento Terapêutico TEA, nome que reforça a proposta ampliada e integrada de cuidado para este público.
FIM DA ESPERA NO SUS
Um dos diversos benefícios dessa nova política pública de atendimento e cuidado com os autistas é o fato de que eles não precisarão mais enfrentar filas no Sistema Único de Saúde (SUS) para seus tratamentos, uma vez que o CAT TEA contará com nove especialidades terapêuticas que prestarão serviços exclusivos a este público.
Áreas de atendimento oferecidas no CAT TEA:
• Pediatria
• Neuropsicologia
• Psicologia
• Fonoaudiologia
• Terapia Ocupacional
• Musicoterapia
• Educação
• Assistência Social
• Fisioterapia
Entre os dias 16 e 27 de junho de 2025, duas equipes multidisciplinares da empresa contratada pela Secretaria de Saúde darão início ao processo de avaliação das crianças e adolescentes com TEA. As avaliações ocorrerão nas salas de Avaliação Multidisciplinar, no Centro Administrativo Leopoldo Zschoerper, seguindo a ordem da fila do SUS.
O processo será dividido em dois momentos:
1. Avaliação com equipe multiprofissional e familiar/responsável (que deve apresentar toda a documentação do usuário);
2. Consulta presencial com o pediatra do CAT TEA, acompanhado da criança ou adolescente.
Com base nas informações reunidas, será elaborado o Plano Terapêutico Individualizado (PTI) de cada usuário, que passará a ser atendido nas terapias necessárias, dentro de um modelo de atendimento integrado. Após o ingresso no CAT TEA, o usuário permanece atendido em um só local, saindo das demais filas de espera da rede SUS para profissionais especializados.
INÍCIO DO ATENDIMENTO
As terapias — individuais ou em grupo — terão início a partir de 1º de julho de 2025, no mesmo espaço físico atualmente chamado de Centro de Autismo. O novo modelo garante um cuidado integral e coordenado, com foco no desenvolvimento de habilidades para a vida diária e com uma abordagem técnica, acolhedora e humanizada.
Investimento e expansão
A Prefeitura está realizando um grande investimento na área da saúde e inclusão, com a contratação de equipes especializadas e a construção de uma nova unidade para ampliar ainda mais os atendimentos. Já são mais de R$ 2 milhões investidos no fortalecimento do serviço. “Estamos consolidando um compromisso firme com a inclusão, o cuidado e a dignidade das pessoas com deficiência”, destaca a equipe da Secretaria de Saúde.
Comunicação com os pais
A partir desta semana, os pais e responsáveis dos usuários do atual Centro de Autismo serão organizados em grupos e convidados a participar de reuniões presenciais, onde serão informados sobre o período de transição e o funcionamento do atendimento individualizado de seus filhos no novo modelo do CAT TEA.