Click 47

Mais um caça F-39 Gripen desembarcou no porto de Navegantes, em Santa Catarina

Este foi o 10º caça F-39 Gripen a desembarcar no Brasil
FOTOS: Tenente Kelly


Chegou na tarde desta quinta-feira, no Porto de Navegantes, em Santa Catarina, o mais novo F-39 Gripen, avião caça de 5ª geração produzido pela SAAB, da Suécia. A exemplo dos demais nove caças da mesmo marca e modelo que já foram entregues à Força Aérea Brasileira (FAB), a chegada do novo avião demandou uma operação especial em Navegantes, coordenado entre a FAB e a prefeitura de Navegantes.

O caça multimissão da FAB atravessou o Oceano Atlântico a bordo do navio holandês Fagegracht, que atracou no litoral catarinense por volta das 16 horas desta quinta-feira. O translado do novo avião do porto até o aeroporto de Navegantes foi realizado pelo Centro de Transporte Logístico da Aeronáutica (CTLA). Por conta disso, Navegantes amanheceu com alterações no trânsito na manhã desta sexta-feira. 

O F-39 Gripen foi retirado da embarcação em uma operação meticulosa, que envolveu diferentes organizações e especialidades da FAB. Este processo, por exemplo, exige diversas documentações para a importação da aeronave, sendo feita exclusivamente pelo CTLA. "O que poucas pessoas imaginam é que os trabalhos iniciam dias antes com diversas coordenações com outros órgãos federais para viabilizar a liberação da aeronave, por meio de várias documentações de importação em um processo conhecido como desembaraço alfandegário, para, enfim, a retirada da aeronave do porto", explica o Diretor do CTLA, Coronel Aviador Rodrigo Colaço Moreira. 



Conforme destaca o Delegado André Sette Câmara, da Alfândega do Porto de Itajaí, que abrange a atividade portuária de Navegantes, a atuação da fiscalização aduaneira é fundamental para assegurar a legalidade e a regularidade da operação. “A chegada de uma aeronave estratégica como o F-39 Gripen envolve um rigoroso processo de controle aduaneiro, que garante o fiel cumprimento da legislação vigente e resguarda os interesses da soberania e da economia nacional”, ressalta.



Durante os próximos dias, o F-39 Gripen passa por procedimentos técnicos, como instalação de assento ejetável e de kit de sobrevivência, abastecimento e preparo de acionamento em solo. Com mais esta etapa finalizada, a aeronave decolará rumo à Base Aérea de Anápolis (BAAN), onde será incorporada à frota do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) - Esquadrão Jaguar.


F-39 Gripen

O F-39 Gripen é o vetor de primeira linha da Força Aérea Brasileira, podendo cumprir missões de defesa aérea, ataque ao solo e reconhecimento. A aeronave possui tecnologias de ponta, incluindo os mais modernos sistemas, sensores e armas para a operação em ambientes hostis e em cenários de combate complexos. Reconhecido pela eficiência, baixo custo de operação, elevada disponibilidade e capacidade tecnológica avançada, o caça é um importante salto qualitativo e tecnológico para a FAB.

Fabricado pela empresa sueca Saab, o caça é capaz de atingir 2,4 mil km/h (duas vezes a velocidade do som), e conta com sensores e armas para atuar em ambientes extremos. O contrato entre a FAB e a Saab foi assinado em 2014 e, no total, as 36 unidades encomendadas custarão R$ 20 bilhões para o Brasil.



Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato