![]() |
Programa Câmbio Verde é uma iniciativa que deu certo em São Bento do Sul FOTO: Divulgação |
Iniciativa da Prefeitura de São Bento do Sul, em parceria com o Samae e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o Programa Câmbio Verde já recolheu mais de 88 toneladas de materiais recicláveis apenas no primeiro semestre de 2025. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (1º) pela administração municipal.
Destaque recente no programa Globo Rural, o projeto permite que os moradores troquem materiais recicláveis — como plástico, papel, metal e vidro — por alimentos frescos, como frutas, verduras e legumes. A ação também conta com apoio da Epagri, Coopercat e Aprosul.
Para o diretor-presidente do Samae, Osvalcir Peters, os resultados do programa demonstram um forte impacto social e ambiental. “Estamos incentivando a reciclagem, valorizando os produtores rurais locais e oferecendo alimentação saudável para a comunidade. A proposta é levar o programa a ainda mais bairros nos próximos meses”, destacou.
Próxima edição será no bairro Serra Alta
A próxima troca será realizada nesta sexta-feira (4), das 6h às 11h, na Praça CEU das Artes, no bairro Serra Alta. Os participantes devem levar os materiais recicláveis limpos e separados. Após a pesagem, recebem tickets proporcionais ao peso do que foi entregue, podendo trocá-los por alimentos disponíveis na feira.
Também é possível adquirir os produtos diretamente, sem necessidade de troca por recicláveis.
Calendário das próximas ações:
-
11 de julho – Bairro Cruzeiro (ao lado do antigo Supermercado Belém)
-
18 de julho – Bairro Centenário (Capela São Paulo Apóstolo)
Materiais aceitos na troca:
-
Plásticos: sacolas, potes, brinquedos, copos plásticos, isopor, PETs
-
Metais: latas, arames, panelas, tampas, bandejas, ferragens
-
Papéis: caixas, jornais, revistas, papelão, embalagens Tetra Pak
-
Vidros: garrafas, frascos, copos e vasos (quebrados ou inteiros)