CAT TEA consolida atendimentos a usuários com Transtorno do Espectro Autista

Na manhã desta segunda-feira (10) aconteceu mais uma reunião com a Comissão do Programa Sou Autista. Dentre os assuntos, foram destacados as atividades desenvolvidas no âmbito da saúde, pelo CAT TEA – Centro de Atendimento Terapêutico para usuários (de 0 a 18 anos incompletos) com Transtorno do Espectro Autista , que vem se consolidando como uma referência no cuidado e acompanhamento terapêutico especializado em São Bento do Sul.


O CAT TEA funciona como serviço de atendimento terapêutico, reunindo em um único espaço todas as especialidades necessárias para o atendimento aos usuários, o que garante um acompanhamento mais integrado e eficiente. Atualmente, cerca de 100 usuários estão em atendimento contínuo no centro.

Com apenas quatro meses de funcionamento, o serviço passa por um processo de avaliação e análise constante promovendo a estruturação e aperfeiçoamento, já que se trata de um modelo novo implantado no município. A equipe técnica tem realizado análises frequentes das demandas, fluxos e resultados, visando aprimorar o atendimento e ampliar a capacidade do espaço.

O acesso ao CAT TEA acontece por meio da Atenção Primária à Saúde: o interessado deve buscar pelo atendimento médico na unidade de saúde de referência de seu bairro, onde será feita a avaliação médica e o encaminhamento para o serviço. Após o encaminhamento, o usuário entra na fila do CAT TEA. Ao acessar o serviço e iniciar o atendimento, o usuário passa a receber todos os atendimentos terapêuticos definidos pela equipe multiprofissional em um único lugar, saindo das demais filas de terapias do município.

A criação do CAT TEA representa mais um importante avanço na rede municipal de saúde, reforçando o compromisso da Prefeitura de São Bento do Sul com a inclusão, o acolhimento e a oferta de serviços terapêuticos voltados às pessoas com TEA e suas famílias.





Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato