São Bento do Sul mostra que tem um trabalho forte nas categorias de base do futsal, através da Fundação Municipal de Desportos (FMD) e já faz o torcedor sonhar com os tempos áureos deste esporte no município.
Confira como encerraram o ano as duas campanhas incríveis dos times masculino e feminino, levando a cidade a ser destaque porta Santa Catarina:
Futsal feminino
Invicta e com a melhor campanha entre todas as equipes, a equipe feminina Sub 16 de Futsal da FMD São Bento do Sul conquistou o direito de sediar o triangular final e fez história. Comandados pelos professores Ivens e Alemão, as garotas chegaram ao inédito vice-campeonato Estadual da categoria, na noite da última sexta-feira (12), diante da torcida, no ginásio do SESI, em São Bento do Sul.
A campanha decisiva começou com autoridade: na primeira partida, vitória convincente por 3x0 sobre o AD Balcan, de Balneário Camboriú, na tarde de quinta-feira (11). Já na grande decisão, em um duelo eletrizante contra a fortíssima equipe do CE Evangélico de Jaraguá do Sul, o placar de 3x1 não diminuiu o brilho da atuação são-bentense, que celebrou um resultado histórico e confirmou a força do futsal da cidade no cenário estadual.
Classificação final
Campeão: CE Evangélico (Jaraguá)
Vice-campeão: FMD São Bento do Sul
3º lugar: AD Balcan (Balneário Camboriú)
Elenco vice-campeão Estadual:
Amabile, Bianca K., Bianca S., Joana, Geovanna, Izabelly, Juliane, Manuela, Rafaela e Ysadora. Treinador Professor Ivens, Auxiliar Professor Alemão.
Avaliação do professor Ivens:
“A campanha e o trabalho com a equipe Sub 16 foram muito positivos, tanto no Campeonato Estadual quanto na Olesc. Fomos campeões das fases micro e regional e encerramos a competição entre as quatro melhores equipes do estado. Desenvolvemos um trabalho sólido em uma categoria de formação, e as atletas ainda têm idade para dar continuidade a esse processo no próximo ano. Com isso, quando chegarmos aos Joguinhos, estaremos em um nível muito bom de preparação.
No Sub-18, também tivemos um desempenho bastante satisfatório ao longo do ano. Apesar dos desafios normais do processo, alcançamos bons resultados e demos início a um importante trabalho de formação de atletas.
Espero contar com a participação de mais atletas de São Bento nas escolinhas, que atualmente já atendem cerca de 40 meninas cadastradas nos polos. A tendência é de crescimento, o que certamente contribuirá para a evolução contínua dos resultados na formação esportiva.”
Futsal Masculino Sub 17
Com a 2ª melhor campanha da 1ª fase entre todas as equipes, os garotos do Sub 17 de Futsal da FMD de São Bento do Sul, comandados pelos professores Rafael e Tita, construíram uma trajetória memorável até a grande final. Jogo após jogo, superaram adversários com estruturas mais robustas e projetos muito mais antigos na modalidade, mostrando que trabalho, união e dedicação fazem a diferença dentro de quadra.
Na decisão, cientes do enorme desafio que teriam pela frente, os meninos enfrentaram um dos maiores e mais respeitados trabalhos de base do país e quem sabe do mundo, a AD Jaraguá, na Arena. O placar final de 7x0 não traduz o verdadeiro tamanho da campanha realizada.
E quem pensa que o resultado final abalou a equipe, se engana. A medalha de prata tem sabor de ouro, pelo feito histórico alcançado e pelo orgulho que esses jovens atletas levaram para São Bento do Sul. Uma conquista que entra para a história do futsal do município.
Elenco: Gian, Olavo, Wellington, Lucas, Pedro, Eric, Renan, Kauan, Brayan, João Felipe, Guilherme Iarrocheski, Guilherme Pscheidt, João Vitor, Otávio, Miguel, Enzo e João Miguel.
O treinador Professor Rafael Sonda destacou a importância do resultado:
“Valorizamos muito esse segundo lugar. Conversando com Nelsinho, presidente da Federação, ele me disse que faz 20 anos que São Bento do Sul não chegava a uma final estadual. Nosso projeto é novo, começamos em 2025, e tenho certeza de que isso é fruto de muito trabalho e luta de todos. Estou muito contente com a temporada: fomos 3º lugar nos Joguinhos Abertos, campeões da fase micro dos Jogos Abertos utilizando esses meninos da base, além de outras conquistas que superaram minhas expectativas. Agora é seguir trabalhando e torcer para que o ano de 2026 seja ainda melhor.”