São Bento do Sul é a mais atrativa para abertura de negócios na região

 São Bento do Sul conquistou o 1º lugar no Diagnóstico de Desburocratização e Inovação 2025 da AMUNESC, com score final de 91,40%.

O estudo, realizado com os nove municípios da associação, avaliou três grandes eixos: aspectos legais da desburocratização, operação cotidiana e políticas de inovação.


No ranking, São Bento do Sul obteve 100% nos pilares Legal e Operacional e 71,4% em Inovação, demonstrando equilíbrio de esforços para os pilares de um ambiente de negócios bem sucedido.


“Não se trata de um prêmio, mas de um diagnóstico técnico que reflete o trabalho diário da nossa equipe. Abrir uma empresa aqui leva em média 2 horas, tempo que nos coloca lado a lado com a capital Florianópolis e com os melhores municípios do Brasil”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Andréa Tamanine.


O resultado é fruto de anos de investimento em atualização de leis e de processos, assim como na implantação no sistema Starter (da IPM Sistemas), que passou por customizações exclusivas em São Bento do Sul. “A operação que desenvolvemos com a IPM é única no Estado. Cada município faz suas melhorias, mas a nossa foi tão bem estruturada que hoje somos referência para a própria empresa desenvolvedora”, completa a secretária.


Entre os destaques do município estão:


•  100% de adesão e automação total da REDESIM
•  Inscrição, alteração e baixa automática de empresas
•  Todos os serviços digitais integrados ao Gov.br
•  Sala do Empreendedor consolidada e premiada nacionalmente
•  Lei de Liberdade Econômica atualizada 
•  Tempo médio de abertura de empresas de apenas 2 horas (dados validados também pelo painel do Ministério da Economia)


O diagnóstico aponta ainda que, apesar da base regional já ser boa, ainda existe muita assimetria.

“Esse levantamento serve exatamente para isso: identificar onde estamos fortes e onde podemos melhorar. Queremos compartilhar tudo o que aprendemos, porque quando a região toda avança, São Bento do Sul também cresce”, finaliza Andréa.


O estudo foi aplicado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Joinville, coordenador do Colegiado de Desenvolvimento Econômico da AMUNESC e apresentado em reunião regional no fim de novembro. A expectativa agora é que os dados orientem uma agenda conjunta de melhoria contínua em 2026.


São Bento do Sul segue firme no propósito de ser atrativa e facilitadora do empreendedorismo no norte catarinense.




Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato