A Câmara Municipal de São Bento do Sul discutirá, na sessão desta quinta-feira (12), projeto de lei que tem como intuito instituir no município a Semana Farroupilha. A iniciativa é do vereador Joelmir Bogo (União), que justificou esta proposição como sendo uma forma de valorizar a cultura tradicionalista e as tradições presentes na comunidade.
Bogo afirma que a Semana Farroupilha é um marco será emblemática não somente para os tradicionalistas gaúchos. "Esta celebração transcende o movimento tradicionalista, envolvendo amplamente a população local em diversas esferas, como no comércio, nos serviços públicos, nas indústrias e nas demais instituições. Trata-se de um movimento especial de reverência às tradições e à cultura do Rio Grande do Sul", frisou o legislador.
A ideia é que a celebração ocorra dos dias 13 a 20 de setembro, anualmente. "Durante este período, são lembrados os episódios da Revolução Farroupilha, um dos mais longos e significativos movimentos de revolta civil da história do Brasil, que se desenrolou entre 1835 e 1845, com ampla participação de movimentos sociais", explicou Bogo.
Caso seja aprovado nesta primeira discussão, o Projeto segue então para apreciação dos vereadores na sessão seguinte. Então, caso obtenha a maioria dos votos favoráveis, irá para a sanção do prefeito Antonio Tomazini, se tornando uma Lei Municipal. Esse reconhecimento garante que a data se perpetuará como evento oficial do calendário do município.
Convite
Os entusiastas da cultura gaúcha podem acompanhar a votação do projeto presencialmente, no Plenário da Câmara Municipal, ou então pela internet, via transmissão ao vivo disponibilizada no Youtube e no Facebook da Casa de Leis. A sessão inicia às 19 horas.
Foto/divulgação: Vereador Joelmir Bogo propôs a criação da Semana Farroupilha