O Sindusmobil, representando o setor moveleiro e da construção civil, participou ativamente da etapa estadual da Conferência Nacional do Trabalho (II CNT), realizada dia 13 de novembro, em Florianópolis. A entidade esteve presente através da secretária executiva e da assessoria jurídica.
O evento, coordenado pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), reuniu representantes de trabalhadores, empregadores e governos para debater os principais desafios e perspectivas do mundo do trabalho, com a missão de construir propostas que serão levadas à etapa nacional, prevista para março de 2026, em São Paulo.
A Conferência tratou de temas sensíveis e estratégicos para o setor produtivo, como prevalência do negociado sobre o legislado, ultratividade das normas coletivas, contribuição assistencial, redução de jornada, formas de contratação (terceirização, contrato intermitente, PJ e plataformas), além da discussão sobre a Convenção 158 da OIT.
Os debates foram intensos e exigiram uma atuação firme e técnica da bancada patronal, a fim de evitar retrocessos que poderiam impactar diretamente a competitividade e a segurança jurídica das empresas
A participação do Sindusmobil reforça seu compromisso institucional com a defesa técnica do setor moveleiro, contribuindo de forma responsável e qualificada para construir um ambiente de trabalho mais moderno, equilibrado e alinhado às demandas reais da indústria.
PROPOSTAS DA INDÚSTRIA
Durante a Conferência, através da FIESC os empregadores apresentaram duas propostas, sendo uma de consenso e outra da própria bancada, para cada um dos quatro eixos de debate: relações de trabalho; mercado e futuro do trabalho; políticas públicas de emprego, trabalho e renda e os fundos que os financiam; e ainda a proteção e inclusão produtiva.
O documento com todas as propostas aprovadas está sendo compilado pela Superintendência Regional do Trabalho e pela OIT e será divulgado oportunamente.
